domingo, 10 de julho de 2011

IMPORTANCIA DAS FÉRIAS ESCOLARES

As Férias Escolares, legalmente, devem prever um mês de descanso para alunos e Professores, podendo ser dividido em duas partes, metade-julho - metade-janeiro ou três semanas em julho, e uma semana  em outro momento, conforme acordo entre as partes, bem como a possibilidade dos pais ficarem mais próximos de seus filhos, se não todo o tempo, mas em tese, pelo menos, por alguns dias.
Viagens são planejadas, outras vezes crianças visitam os avôs que moram distante, recebem parentes, entram em contato com diversas experiências que, na escola, muitas vezes não acontecem, enfim, é um momento da família. Crianças que não vivem com o pai ou a mãe, por motivo de separação, têm a oportunidade de passar mais tempo com um deles.
Mesmo ficando em casa e não viajando, é hora de se recolher, mudar de assunto, dar um tempo para a rotina e os afazeres escolares, aproveitar o lar, os brinquedos, a boa comida caseira, os amigos ...
 Mas algumas escolas continuam a trabalhar com os alunos ou em colônia de férias, prática desaconselhada por alguns educadores, pois a criança vai crescer apenas com a referência escolar, ou seja, viver na escola.
No período que seria de férias, fica na Colônia de Férias da escola (nas escolas que oferecem). Estas colônias são conhecidas popularmente como “sossego da mamãe”: enquanto o filho está lá, ela não precisa se preocupar!O que significa, então, férias para esta criança? Será que ela não percebe que há amigos que não vão à escola neste período?
E o acordar mais tarde, dormir na própria cama, os cheiros e sabores próprios de sua casa, seus brinquedos, escolher com o que vai brincar o que vai vestir, sem ter que se arrumar para mais um dia de escola e cumprir as rotinas do cotidiano escolar?
Ao longo da minha experiência em Educação Escolar em diversas funções, nos diversos lugares (cidade grande, média e pequena) adquire-se facilmente capacidade de detectar determinadas posturas nas relações das famílias e suas crianças
Salvo raras exceções que, mesmo tendo uma vida difícil em termos de trabalho e tempo, conseguem equilibrar a equação filho + atenção + educação + amor = criança ética, a grande maioria (são os chamados pais de final de semana), na ânsia de suprir o que não deram aos filhos, oferecem tudo no campo material, menos o essencial: afeto, amor, atenção, educação.
Estes pais são os primeiros a perguntar se a escola fecha nas férias, e se tem um programa de recreação ou colônia para que os filhos possam participar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário